Mito 1: A apneia obstrutiva do sono só afeta adultos.
A apneia obstrutiva do sono também pode ocorrer em crianças. Esta patologia ocorre quando há uma obstrução nas vias respiratórias durante o sono, levando a interrupções na respiração. Crianças com amígdalas grandes, problemas de desenvolvimento craniofacial ou obesidade têm um risco acrescido de desenvolver apneia do sono.
Mito 2: A apneia do sono em crianças não é grave.
A apneia obstrutiva do sono em crianças pode levar a problemas sérios de saúde se não for tratada. Interrupções frequentes na respiração durante o sono podem levar à deficiência de oxigénio no corpo, refletindo-se negativamente no crescimento e desenvolvimento da criança, bem como no seu desempenho escolar.
Mito 3: A apneia obstrutiva do sono em crianças desaparece com o tempo.
A apneia obstrutiva do sono em crianças não desaparece automaticamente. É uma patologia que requer tratamento adequado. Por norma, os sintomas pioram com o passar do tempo e podem afetar a qualidade do sono, o desenvolvimento cognitivo e o comportamento da criança. É importante procurar ajuda médica se suspeitas que o/a teu/tua filho/a sofre de apneia obstrutiva do sono.
Não te esqueças, cada caso é único e deve ser avaliado por um profissional de saúde qualificado. Se suspeitas que o/a teu/tua filho/a tem apneia obstrutiva do sono, marca já uma consulta para receber um diagnóstico e tratamento adequados.