Os motivos para começar um tratamento ortodôntico variam de acordo com as necessidades de cada um. Pode ser desde uma questão estética, ou até mesmo por uma questão de higiene ou incómodo nos maxilares ou músculos. Fique atento aos sinais abaixo e caso tenha algum deles, talvez seja a hora de procurar informações profissionais sobre o assunto.
Os tratamentos ortodônticos têm benefícios que vão além das mudanças estéticas, em que os dentes ficam mais direitos. São uma ótima forma de melhorar a autoestima, mas o mais importante é prevenir, corrigir e aliviar possíveis problemas de saúde que estão associados aos dentes e funcionamento dos maxilares.
O tratamento ajuda também na melhoria da saúde oral, pois melhorará a sua higiene oral, mastigação e num trabalho interdisciplinar, a dicção e a respiração.
Principais sinais que indicam a necessidade de um tratamento ortodôntico:
- Problemas ao respirar e engolir: A respiração é um estímulo importante no crescimento e desenvolvimento adequado dos ossos da face. Quem não respira corretamente irá desenvolver um céu da boca muito profundo (alto) e, provavelmente, também a mordida cruzada. Poderá, ainda, em alguns casos, fazer com que o paciente sofra de apneia do sono.
- Dentes afastados: As causas podem ser várias, desde desproporção entre o tamanho do maxilar e o tamanho dos dentes, até ao mau posicionamento da língua na fala e na deglutição.
- Mordida cruzada: A mordida cruzada é um desalinhamento dos dentes que faz com que, quando a boca fecha, os dentes do maxilar superior fiquem por dentro dos dentes da mandíbula, impedindo o fecho correto do maxilar.
- Apinhamento de dentes: Dentes mal posicionados e que por falta de espaço ficam muito tortos e sobrepostos.
- Excesso ou falta de dentes: Quando há dentes a mais ou dentes em falta por terem sido extraídos ou por nunca terem erupcionado, provocando desalinhamento dos restantes dentes. O tratamento ortodôntico é indicado nestes casos para melhorar a harmonia da boca e, por consequência, a saúde da mesma.