O que é o bruxismo?
O bruxismo é uma disfunção temporomandibular (DTM) que se caracterizar por ranger e apertar os dentes de forma involuntária, em qualquer momento do dia, mas primordialmente à noite.
Devido à aplicação excessiva de força sobre os dentes e os músculos mastigatórios, o bruxismo pode provocar desgaste dentários, destruir o tecido das gengivas e provocar problemas na articulação temporomandibular (ATM).
Quais os principais sintomas de bruxismo?
- ranger dentes
- dentes desgastados
- sensibilidade dentária
- dores no maxilar, pescoço e rosto
- dores de cabeça
- insónia
- ansiedade, irritabilidade ou stress
Causas do bruxismo
O bruxismo tem na sua génese três pilares principais: foro psicológico (stress, ansiedade, tensão), genética e oclusão (alinhamento dentário incorreto), não se sabendo, em cada caso, qual deles será o responsável pelo surgimento de uma DTM.
Tipos de bruxismo
Bruxismo diurno
Apertamento dos dentes, enquanto está acordado e a realizar as suas atividades habituais, tratando-se de uma reação em resposta ao stress e à ansiedade. Por norma não há ranger de dentes, pelo que nem se apercebem que o estão a fazer, desconhecendo que não é normal ter os dentes em contato grande parte do dia – o mais saudável é manter os dentes superiores levemente afastados dos inferiores.
Bruxismo noturno
Consiste no ato de ranger os dentes inconscientemente ou apertar os dentes, durante o sono. Ao ranger é provável que não ouça, mas quem estiver à sua volta ouvirá, certamente. E quando acordar irá sentir tensões na articulação, nos músculos, dores de cabeça e com o avançar do tempo com este hábito parafuncional repetitivo, desgastes dentários.
Bruxismo Infantil
É considerado um bruxismo fisiológico durante a troca dos dentes de leite pelos definitivos, pelo que não exige preocupação de maior, uma vez que tende a desaparecer naturalmente durante a adolescência. Contudo, se após a dentição permanente estar completa o bruxismo se mantiver, passa a ser considerado bruxismo patológico, pelo que deverá ser encarada uma forma de tratamento advogada para os 2 tipos anteriores.
Tratamento do bruxismo
O bruxismo não tem cura! Tudo o que possamos fazer irá contribuir para a melhoria da qualidade de vida do paciente, através da diminuição da intensidade ou da frequência dos episódios. Alguns dos tratamentos, em equipas Interdisciplinares, que poderão auxiliar:
- goteiras de relaxamento muscular
- terapia comportamental
- ortodontia
- terapia da fala
- fisioterapia
- exercício físico
- miorelaxantes
- antiiinflamatórios
No caso do tratamento ortodôntico pode ajudar na melhoria da qualidade de vida do paciente uma vez que, ao corrigir a oclusão, irá distribuir uniformemente as forças por todos os dentes, levando à normalização e otimização funcional e ortopédica. Optando por um tratamento ortodôntico Invisalign tem ainda a vantagem de proteger os seus dentes dos desgastes originados pelo bruxismo, que irá permanecer.