Mito: O tratamento ortodôntico é apenas estético
Embora a melhoria estética seja um benefício visível do tratamento ortodôntico, a principal função é corrigir a posição dos dentes e dos maxilares, proporcionando uma melhor função mastigatória.
Mito: O tratamento ortodôntico é doloroso
No início do tratamento, é comum sentir algum desconforto à medida que os dentes se movem para sua posição correta, seja com Invisalign ou aparelhos fixos convencionais. No entanto, esse desconforto costuma ser leve e pode ser facilmente controlado com analgésicos. Os aparelhos fixos convencionais poderão, também, inicialmente, provocar alguns ferimentos nas bochechas e lábios que facilmente são resolvidos com cera para aparelhos e géis cicatrizantes.
Mito: A ortodontia é apenas para crianças e adolescentes
Embora seja mais comum tratar problemas ortodônticos durante a infância e adolescência, os adultos também podem beneficiar do tratamento ortodôntico. Atualmente, existem opções de tratamentos discretos, como os aparelhos Invisalign, que são esteticamente mais agradáveis para adultos.
Mito: A ortodontia não afeta a mastigação
A relação entre a ortodontia e a mastigação é muito próxima. O alinhamento correto dos dentes e a posição adequada dos maxilares contribuem para a melhoria da função mastigatória. Com um tratamento ortodôntico bem-sucedido, é possível corrigir problemas como mordida cruzada, mordida aberta, sobremordida, entre outros, melhorando a mastigação e a digestão dos alimentos.
Mito: A ortodontia é um procedimento rápido
O tempo de tratamento ortodôntico depende de vários fatores, tais como: resposta biológica do organismo ao tratamento ortodôntico, complexidade do caso, cuidados com a higiene oral, cuidados com a alimentação (nomeadamente para quem usa aparelhos fixos convencionais), uso na forma e frequência correta dos elásticos, uso das horas recomendadas dos alinhadores Invisalign, comparência às consultas agendadas. É importante seguir todas as orientações dadas para obter os melhores resultados.
Mito: O tratamento ortodôntico é definitivo
O tratamento ortodôntico tem um resultado duradouro, porém, é importante e necessário o uso de contenções após o término do tratamento para evitar possíveis deslocamentos dos dentes, bem como manter uma boa saúde oral e visitar regularmente o dentista para garantir os resultados a longo prazo.
A ortodontia é a área da medicina dentária que visa corrigir problemas dentários e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Investe no seu sorriso!