A articulação temporomandibular (ATM) é uma articulação que pode sofrer disfunção temporomandibular (DTM), tendo como génese a combinação de três fatores principais: genética, emocional (stress) e dentário, não se sabendo exatamente quais destas três variáveis mais pesa na disfunção de cada paciente.
Assim, dentro das variáveis que podemos controlar, a maioria das intervenções que se possam fazer (goteiras, fisioterapia, terapia da fala, medicamentos e até mesmo a ortodontia), visam melhorar a qualidade de vida do paciente, diminuindo a frequência e/ou intensidade dos sinais/sintomas.
Assim, quando surge um paciente com queixas de DTM e, em simultâneo, pretende efetuar um tratamento ortodôntico, deve-se, em primeiro lugar, controlar a disfunção recorrendo a um tratamento interdisciplinar e, uma vez controlada, passar para o tratamento ortodôntico.
Dos vários tipos de aparelho existentes, recomendo invisalign, porque:
- Tem momentos, por exemplo, durante as refeições, em que não está sob pressão da movimentação dentária;
- A espessura dos alinhadores confere alguma desoclusão, o que, não sendo uma goteira de relaxamento, pode promover algum relaxamento muscular;
- No caso da disfunção ser bruxismo (ranger/apertar dentes), os seus dentes encontram-se protegidos pelos alinhadores, não se desgastando mais durante a correção ortodôntica.
Se sofre de DTM ou outra maloclusões, eu posso ajudar! Aceda a esta página e descubra como. 😄