A posição dos dentes e a sua cor influenciam muito a confiança e a autoestima de milhares de pessoas. E a solução pode ser simples: branqueamento dentário associado com a correção do seu sorriso com os alinhadores Invisalign
Certamente já ouviu falar nestes 2 tratamentos, mas vamos por partes.
Começando pelo branqueamento, quem já não ambicionou ter um sorriso branco e luminoso?
Seja devido ao avanço da idade, seja devido ao consumo de alimentos que escureçam os dentes (café ou chá) ou hábitos tabágicos, os dentes vão escurecendo naturalmente com o passar do tempo.
Por isso, neste artigo, vou-lhe dar a conhecer um pouco mais sobre o branqueamento dentário e o Sistema Invisalign.
De notar que, a antes de realizar um tratamento de branqueamento e de ortodontia, a cavidade oral deve estar saudável, ou seja, sem cáries ou problemas periodontais.
O que é o branqueamento dentário?
O branqueamento dentário é um tratamento que branqueia os dentes, sem os danificar.
O gel de branqueamento dentário é, maioritariamente, composto por peróxido de hidrogénio, o qual vai libertar as moléculas e oxidar os pigmentos que provocaram a descoloração.
O resultado ficará à vista de todos: dentes mais brancos, num curto espaço de tempo!
Tipos de branqueamento dentário
Para decidir qual a melhor forma de branquear os seus dentes, deverá sempre realizar uma consulta de avaliação, uma vez que existem vários tipos de branqueamento:
- branqueamento interno (em dentes desvitalizados ou com traumatismos e atua nas camadas internas do dente. Sendo necessário este tipo de branqueamento, aconselha-se a que se realize antes do branqueamento externo, de modo a atingir os melhores resultados)
- branqueamento externo em consultório (realizado em consultório pelo médico dentista, sendo mais rápido que o branqueamento em casa)
- branqueamento externo em casa (realizado em casa pelo paciente, sob orientação do seu médico dentista)
No caso de ser realizado em casa, é entregue ao paciente um kit de branqueador de dentes, constituído pelo gel branqueador e uma goteira feita à medida da dentição do paciente ou, em alternativa, com os primeiros alinhadores, caso pretenda ver ambos os resultados a acontecer em simultâneo! 😉
O procedimento é muito simples: basta aplicar o gel branqueador no alinhador e colocá-lo na boca, durante o tempo recomendado pelo seu médico dentista.
Este processo pode demorar entre 7 a 15 dias, dependendo da avaliação prévia realizada, e depois sim pode-se avançar para a colocação dos attachments e prosseguir com o seu tratamento ortodôntico Invisalign.
Os attachments são pequenas saliências que são construídas em compósito, que é um material restaurador, e vai permitir realizar, juntamente com o seu alinhador os movimentos planeados. E porque razão o branqueamento tem de ser realizado antes da colocação dos attachments? Porque o compósito é um material inerte, logo, não vai branquear, como o esmalte do seu dente.
Quanto tempo dura o branqueamento dentário?
A duração dos resultados do branqueamento dentário é variável caso a caso, uma vez que depende diretamente com os hábitos do paciente e da sua idade.
Já se sabe que os dentes escurecem naturalmente, logo, quando o paciente é mais jovem, a tendência é para que os resultados durem mais tempo.
A este fator juntam-se os hábitos alimentares e de higienização oral, pois os pacientes que mais cumprirem com estes cuidados, melhores e mais duradouros serão os resultados do branqueamento dentário.
O branqueamento dentário danifica os dentes?
Se o tratamento for avaliado, monitorizado/realizado por um médico dentista com recurso a produtos testados e certificados, o branqueamento dentário é seguro e eficaz e, por isso, não danifica os dentes.
A procura por outro tipo de soluções encontra-se completamente desaconselhada, por poder colocar a sua própria saúde em risco!
Quem pode realizar um branqueamento dentário?
Genericamente, qualquer pessoa pode realizar um branqueamento dentário, estando, porém, desaconselhado a grávidas, mulheres a amamentar ou crianças.
De qualquer das formas, não exclui uma avaliação prévia pelo médico dentista, de modo a verificar se as condições se encontram reunidas, nomeadamente:
- ausência de cáries
- ausência de restaurações extensas (uma vez que o compósito é inerte e não branqueia)
- nível de sensibilidade dentária.
Assim, será possível estabelecer um plano de tratamento prévio, de modo a reunir as condições necessárias para realizar o branqueamento dentário.
Importa, ainda, realçar de que todas as precauções e recomendações devem ser tomadas durante e após o tratamento.
Cuidados a ter durante o branqueamento dentário
Durante este procedimento, é normal que exista alguma sensibilidade dentária, a qual será passageira.
Num branqueamento em consultório é facilmente resolvível e em casa também é: basta que reduza o tempo de aplicação do gel branqueador. No entanto, deve sempre informar o seu médico dentista do sucedido, uma vez que existem outras soluções que podem auxiliar no alívio dos sintomas.
Independentemente da forma que optar por branquear os seus dentes, durante e após o procedimento deve evitar a ingestão de alimentos/bebidas suscetíveis de pigmentar os seus dentes, como sendo: chá, café, vinho, beterraba, caril, gelados, couve roxa, frutos vermelhos, entre outros.
Como referido anteriormente, o branqueamento só é eficaz em dentes naturais, ou seja, em compósitos, coroas ou próteses, o branqueamento não produz qualquer efeito, uma vez que se tratam de materiais inertes, pelo que na consulta de avaliação deve ficar decidido a necessidade ou não de substituir algum destes elementos.
O branqueamento dentário é um tratamento fácil, rápido e que se aliado à sua correção ortodôntica com alinhadores Invisalign irá tornar o seu sorriso ainda mais bonito e natural, aumentando a sua confiança, autoestima e desejo de sorrir de orelha a orelha.
Portanto, se deseja alinhar o seu sorriso juntamente com branqueamento dentário, é perfeitamente possível!