A intervenção da ortodontia no tratamento da apneia obstrutiva do sono em crianças é fundamental para garantir a saúde e o desenvolvimento adequado dos pequenos.
A ortodontia desempenha um papel importante nesse processo, pois o desenvolvimento inadequado da mandíbula ou do maxilar superior, a mordida incorreta e a posição inadequada dos dentes podem contribuir para a obstrução das vias aéreas.
Com a ajuda de aparelhos ortodônticos é possível corrigir estes problemas e melhorar a função respiratória durante o sono. Os aparelhos podem ser usados para expandir o palato (céu da boca) ou melhorar a posição da mandíbula e dos dentes, promovendo, assim, uma abertura adequada das vias aéreas.
Para além disto, a ortodontia também pode auxiliar na correção de hábitos orais prejudiciais, como: uso prolongado de chupetas, sucção de dedos e deglutição incorreta, hábitos estes que propiciam a respiração pela boca, também este um hábito nocivo, e todos eles podem contribuir para o agravamento da apneia obstrutiva do sono.
Por isso, é fundamental marcar já uma consulta para o tratamento da apneia obstrutiva do sono em crianças. Sim, em crianças e estamos a falar a partir dos 6 anos de idade, não aguardem pelos dentes definitivos todos! Através de um diagnóstico preciso e de um plano de tratamento personalizado, é possível melhorar a qualidade de vida das crianças, garantindo uma respiração adequada durante o sono e prevenindo complicações futuras.
Cuida da saúde dos pequenos desde cedo e não desconsideres a importância da ortodontia no tratamento da apneia obstrutiva do sono.