A apneia obstrutiva do sono é um distúrbio respiratório comum em crianças, e as suas causas podem variar. Alguns dos principais fatores que contribuem para a apneia obstrutiva do sono em crianças são:
Obstrução das vias aéreas
Bloqueio parcial ou total das vias aéreas superiores, devido a amígdalas ou adenoides aumentadas, desvio de septo nasal ou outras condições que obstruem a passagem do ar.
Obesidade
O excesso de peso pode aumentar o risco de apneia do sono em crianças. A acumulação de gordura ao redor do pescoço e da garganta pode estreitar as vias aéreas, dificultando a respiração durante o sono.
Histórico familiar
A apneia obstrutiva do sono pode também ter uma componente genética, como um dos vários fatores para o seu surgimento.
Anatomia das vias aéreas
Algumas crianças podem ter uma anatomia das vias aéreas que as tornam mais propensas à obstrução durante o sono. Por exemplo, ter uma mandíbula pequena, um queixo mais retraído (para trás) ou um palato (céu da boca) alto e estreito podem contribuir para a ocorrência da apneia obstrutiva do sono.
É importante identificar e tratar a apneia obstrutiva do sono em crianças, pois pode ter efeitos negativos na sua saúde geral e no seu desenvolvimento. Se suspeitas que o/a teu/tua filho/a possa ter apneia do sono, marca já uma consulta para um diagnóstico adequado e opções de tratamento.